segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Reserva Especial - Viagem á Itália

Boa noite.
É apenas uma pitadinha das muitas coisas que tenho para contar da empreitada da conquista da cidadania, mas com certeza é muito especial.
Decidimos, eu e Silvinha, descer de trem saindo de Torino (em bom português Turin) em direção á Pisa (na Toscana). Essa última planejada como uma pequena paradinha antes de chegar em Rosignano para assinar meu RG e pegar meus documentos italianos (Certidão de nascimento, casamento etc).
Saímos no trem de Torino por volta das 7 e meia da manhã, e o mesmo tinha seu destino final em Roma. Mas para nós a parada foi em Livorno onde trocamos de trem para seguir para Pisa, onde descemos. Bom.. mas o que quero mesmo escrever é que depois de umas duas horas que saímos de Torino, começamos a ficar ansiosos pois sabíamos que passaríamos por Gênova, e lá é um lugar importante para muitos oriundi. Meu tataranono Ernesto com meu bisnono Vittorio e mais irmãos e esposa, saíram do porto desta cidade no navio Maranhão, com destino ao Brasil. Quantos sonhos, quanta esperança carregavam, com certeza um tanto bem maior que suas muitas malas que traziam consigo. 
E foi realmente emocionante quando o trem cortou literalmente a cidade de Gênova, e vimos placas sinalizando o porto, realmente triste não ter podido descer e andar, olhar cada pedacinho deste lugar... ficou para uma próxima.
Foi quando então como que uma graça de Deus para todos os mortais, após o trem se despedir da cidade com seus carros, semáforos, etc... vimos aquela imagem de tirar o fôlego: o mar de Gênova propriamente dito. Mas tirar o fôlego é pouco, foi de perder a voz, perder o rumo, cair o queixo, e por ai vai... a Silvinha não parava de dizer: que lindo, que lindo, que lindo... Nossos companheiros de vagão olhavam com aquele ar na face de naturalidade, do tipo: Até parece que nunca viram? Pois é, nós nunca tínhamos visto. Aquele tom de azul, aquele lugar, aquelas construções...
E apesar do muito esforço, as fotos a seguir não conseguirão transmitir 1% da emoção destes instantes incríveis. Observem... e até breve!







Tiradas por Carlos Rossini
Texto escrito com a colaboração de minha esposa: Silvinha

Um comentário:

  1. Ola Juliano tudo bem? meu nome e Alan Formagio e estou indo pra Italia com todos os documentos traduzidos , mas , sem o selo do consulado pois , eles não estão emitindo senhas , infelizmente , gostaria de algumas dicas se possivel e claro li o seu blog e vi que conseguiu o tão sonhado passaporte , parabéns!! se quiser me mandar um email com algumas dicas eu agradeço e muito , alanformagio@gmail.com , abraços

    ResponderExcluir