sábado, 22 de maio de 2010

A Arte de rir de si mesmo!

Comportamento


Se existe algum italiano que não chore nem de raiva, não sei. Mas é certo que todo o italiano saber rir na hora certa, de forma única e diferente.
Pais riem dos filhos; filhos, dos pais; amigos, dos amigos; inimigos, inimigos; adversários, dos adversários; anticlericais, dos clericais; pecadores, dos beatos; virgens, de seus sonhos e esperanças; viúvas, de suas lágrimas e saudades...

O rir é de todos os povos. Mas, italiano é italiano. Como ele, só ele. O rir, sorrir, debochar, expandir, irar, raivar, praguejar, abençoar, animar e salvar italianos são diferentes dos demais povos.

O italiano mais ri do que admira, os semelhantes. Nem sempre, porém se dá o direito de rir dos outros, com medo que riam dele pròprio. Como não existe alguém sempre triste, também não existe alguém sempre alegre. E aqui está o diferente do italiano: Transformar em risos momentos tristes, de desventura, de tragicidade... que o destino desviou de sua rota.

Ser italiano é saber rir de si mesmo. Cada italiano é a melhor risada do mundo. Todos podem rir de mim, basta que riam de mim por ser italiano, que eu rio com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário